domingo, 15 de junho de 2008

Curiosidades da Idade Média

Naquele tempo, a maioria das pessoas casavam-se no mês de Junho (início do verão), porque, como tomavam o primeiro banho do ano em Maio, em Junho, o cheiro ainda estava mais ou menos. Entretanto, como já começavam a exalar alguns "odores", as noivas tinham o costume de carregar bouquets de flores junto ao corpo, para disfarçar. Daí temos em Maio o "mês das noivas" e a origem do bouquet. Os banhos eram tomados numa única tina, enorme, cheia de água quente. O chefe da família tinha o privilégio do primeiro banho na água limpa. Depois, sem trocar a água (reparem que lindo), vinham os outros homens da casa, por ordem de idade, as mulheres, também por idade e, por fim, as crianças. Os bebês eram os últimos a tomar banho, portanto quando chegava a vez deles, a água da tina já estava tão suja que era possível perder um bebe lá dentro.

Vocês sabiam também que os sapatos da Idade Média nao tinham pé certo, os dois eram direitos ou esquerdos.

8 comentários:

Anônimo disse...

'o cheiro ainda estava mais ou menos'
essa foi muito boa! auheuiuaeiahe
que nojo, tomar banho uma vez por mês ._.
adorei as curiosidades, não sabia delas.

Anônimo disse...

segunda nat comentando!!! kkkkkkk

que bom que o blog deu certo dessa vezzz \o/

adorei! e as informações estão muito completas(eu nem li, mas tah td certinho kkkkkk)

bjão e boa sorte pro grupo!

Anônimo disse...

iraado curti *palmas*

Anônimo disse...

Muito interessante, como sempre parabéns pelo completissimo blog e muito criativo.
É legal vocês esclarecerem o motivo pelo qual o mês de Maio é o mês das noivas. Alias, um motivo um tanto quanto engraçado!

continuem assim...
saudações históricas!

Anônimo disse...

nao acredito que os bebes eram os ultimos a tomar banho! tadinhos :~ nossa na idade media parece q eles nao raciocinavam a lógica O.o' bom é isso ai, beijos pra todas :]

Anônimo disse...

gente, esse blog vai me ajudar tanto com minha prova de historia
TA MUITO BOM, CONTINUEM ASSIM *-*

pedrolwar disse...

quantos mais eu leio esse blog, mais eu me impressiono com os textos, curiosidades e principalmente os comentários
parabéns!
;*

Anônimo disse...

todo mundo se casava no mes do meu aniversario lala :D iohesaoihsaeoia adorei, vo me casar em junho tambem! nao sabia que esses costumes foram trazidos desde a idade média até os dias de hoje, agora entendi porque era tao importante as noivas carregarem o bouquets, nossa nessa epoca eles nao tinham noção de higiene alguma O_O