quinta-feira, 29 de maio de 2008

A Baixa Idade Média na Europa

A Baixa Idade Média é considerada o despertar da Europa. Nessa fase da história européia a sociedade, que se desenvolveu e dominou todo o período é chamada feudal - nome derivado da instituição denominada feudo.

Feudo é sinônimo de benefício. Significa um bem ou direito cedido a alguém em troca de fidelidade e várias obrigações em especial militares. Aquele que cede o bem se torna suserano do que recebe e que passa a ser seu vassalo. Recebendo a terra , o vassalo passava a contar com um meio seguro de subsistência (já que viveria da renda e do trabalho do camponês), podendo dedicar-se inteiramente ao treinamento e serviço militar. Formou-se assim uma camada de grandes proprietários, ligados uns aos outros por laços de suserania e vassalagem e que, exploravam o trabalho do camponês, fosse este livre (vilão) ou semi livre (servo).

5 comentários:

Anônimo disse...

po bem interessante esse post
gostei mt, beijos

Anônimo disse...

antigamente quem possuia feudos logicamente tinha benefícios, o que era uma vida muito injusta :~
ficou super show o post
bjos

Anônimo disse...

os servos erao muito explorados pelas varias camadas de suseranos e vassalos nessa época :S que cada vez enriqueciam mais com suas terras, que significavam tudo para sua economia..pois é, a vida nao era facil para todos

Anônimo disse...

espetacular garotas

Anônimo disse...

adorei o blog!!
ele está muito criativo
estão de parabéns meninas
mil beijos